• Imagem: 5.png

• Imagem: 2.png

• Imagem: 1.png

Escola Roque Névio Fioravante recebe duas mesas de pebolim

A equipe do C.I.E.M.S. “Professor Roque Névio Fioravante”, através da diretora Mônica Taranto e da coordenadora pedagógica Cassia Biason recebeu na terça-feira, dia 25 de maio, o prefeito Helinho Bernardino e o vice-prefeito Evandro Pereira, para a entrega de duas mesas de pebolim, recebidas através do Projeto de Educação Ambiental e Coleta de Óleo de Cozinha Usado, iniciativa que contou com a mobilização de alunos e de toda a comunidade escolar.

Na ocasião, também estiveram presentes o diretor de Educação e Desenvolvimento Social, Amarildo Rodrigues; Igor Arantes, proprietário da empresa Disk óleo e Sávio Lisi, sócio proprietário do Supermercado LSB.

Sobre o Projeto

O Projeto de Educação Ambiental e Coleta de Óleo de Cozinha Usado tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre os danos que o lançamento indevido do óleo de cozinha usado pode acarretar ao Meio Ambiente, além de informar que existem meios de diminuir, e até mesmo acabar com este tipo de poluição.

As famílias guardam o óleo usado em garrafas pet que, quando cheias, são levadas à Escola. Os alunos participantes recebem incentivos através de brindes como: lápis, canetas, adesivos, dentre outros.

Este projeto é realizado em parceria com a empresa Disk Óleo. Nesta parceria, a cada litro de óleo recolhido, a Escola soma um ponto no seu placar e conforme a soma deste, pode escolher bens materiais para a Escola, para uso comum dos alunos.

Depois de 4 anos de coleta, a Escola recolheu 7.185 litros de óleo usado, e o placar somou 1.437 pontos, que foram transformados em duas mesas de pebolim.

Desta maneira, o Poder Público, a Escola, as famílias e toda a comunidade contribuem efetivamente para a conservação do Meio Ambiente, enfatizando a importância da Educação Ambiental como ferramenta para mudança socioambiental.

A Escola, através da diretora Monica Taranto, informa que dará continuidade ao projeto e convida toda a população saltinhense a participar.

O prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino enfatizou o engajamento de todos os envolvidos na iniciativa, com destaque para as famílias dos alunos, as equipes da Educação e os colaboradores, investindo na educação ambiental, incentivando garantindo ações concretas no futuro para a preservação do nosso Meio Ambiente.

A importância da iniciativa

Estimativas da SABESP indicam que um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 25 mil de litros de água. Ao recolher 7.185 litros de óleo, os alunos e suas famílias colaboraram para evitar a contaminação de aproximadamente 180 milhões de litros de água, caso esse óleo tivesse sido despejado em rios, mares ou no solo.

Os óleos vegetais são grandes causadores de danos ao meio ambiente quando descartados de maneira incorreta. Estes estão presentes na grande maioria dos lares brasileiros, como tempero ou frituras. E nas duas situações, normalmente, seu fim é o “ralo da cozinha” ou o cesto de lixo. Os óleos e gorduras são, por definição, substâncias que não se misturam com a água, ou seja, são insolúveis e, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, danifica o encanamento (além de causar proliferação de ratos e baratas), polui córregos, riachos, rios e o solo.

Este material interfere também na passagem de luz na água, retarda o crescimento vegetal e o fluxo da água, além de impedir a transferência do oxigênio para a água, o que impede a vida neste meio.

A poluição do solo ocorre quando o óleo, que vai para os lixões ou que vem com a água dos rios, se acumula nas margens, impermeabilizando o solo e impedindo que a água se infiltre. Esta poluição faz encarecer o tratamento da água em até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída pelo óleo, ao desembocar no mar, gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.

Como participar?

Recolha o óleo usado em garrafa pet e leve à Escola. Caso haja dificuldade em levar o óleo, ligue no telefone 3439-2289, para o óleo ser retirado na sua residência.